Exploradores do Abismo

Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!

Exploradores do Abismo
Autor(a)
Enrique Vila-Matas
Editora
Teorema
Género Literário
Romance
Sinopse

Perguntaram um dia a Enrique Vila-Matas o que estava a escrever. O escritor vivia, depois de Doutor Pasavento, numa permanente sensação de caminho fechado, pois sentia que tinha chegado ao fim de um certo percurso e perante ele se abria um abismo. «Estou a escrever o título de um livro», respondeu ele. O título era Os Exploradores do Abismo. Nos dias seguintes começou a surgir uma série de histórias relacionadas com o que esse título sugeria. Todo o livro é a exploração desse abismo. E, como o próprio título indica, trata-se de histórias protagonizadas por seres que se encontram à beira do precipício, seres que aí se equilibram e estudam, investigam, analisam o abismo.

Os exploradores são, obviamente, uma metáfora da condição humana. São optimistas e as suas histórias, em geral são as de pessoas normais que, quando se vêem à beira do abismo, adoptam a posição de um expedicionário e sondam o horizonte, indagando o que pode haver fora de aqui, ou mais além dos nossos limites. São pessoas não especialmente modernas, pois em geral desdenham do fastio existencial tão em voga. É gente antiquada e muito activa que mantém uma relação desinibida e directa com o vazio. Por vezes, esse vazio é o centro da história, enquanto que noutros casos o abismo é apenas um bom pretexto para escrever um conto.

Na realidade, os contos deste livro procuram pontes num admirável abismo, pacientemente explorado em todas as direcções possíveis por histórias subtilmente interligadas. No final estamos sem dúvida menos perdidos que no princípio, mas também mais próximos de um novo precipício.

 

CRÍTICAS DE IMPRENSA

«É com certeza isto (também) que faz um grande escritor: quando tudo parece dito, quando não se imagina como poderá ele ir mais longe, eis que nos surpreende, inflecte caminho e opta por outros abismos.»

Ana Cristina Leonardo, Expresso

«Como em outros livros, a escrita de Vila-Matas é, em Expolradores do Abismo, fria, contundente, austera e de uma beleza angulosa e estranha.»

Manuel Jorge Marmelo, Ler

 

« [Vila-Matas] não está muito distante de Céline e de Bellow quando escreve.»

Maria José Oliveira, Público

 

Um dos dez melhores livros publicados em Espanha em 2007

El País, 29-12-2007

Idioma
Português
Preço
10.50€
Estado do livro
Livro novo
Novidade
Portes Incluídos
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a

100sentidos

Tempo de resposta: Até 12 horas

Métodos de pagamento: MBWay e transferência bancária