Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Retrato de uma cidade moldada pela história e pela literatura, última etapa de uma viagem pelo Mediterrâneo realizada pelo autor há quase vinte anos.
«Alguns dizem que o coração de Istambul está cheio de Deus, e que a presença do Altíssimo tem qualquer coisa de carnal, como se a cidade fosse um olho pousado sobre o grande corpo divino, com todas as suas nascentes a correr, as flores e os cachos de uva dos mosaicos, e as águas do Bósforo, onde corre o infinito da luz. Se todos os povos vieram do lado desse primeiro Oriente, que foi também durante muito tempo a capital e o conservatório da Europa, não foi apenas, como dizem, por causa da fundação real da cidade sobre as extremidades de dois continentes, nessa confluência da Ásia e da Europa. Havia outra coisa.
Istambul, a cidade perdida entre dois continentes, o coração do Império Bizantino, cidade de imperadores e de choques religiosos e culturais. Istambul, a cidade viva, a cidade de luz e cor, a cidade de esperança num futuro, por vezes promissor, por vezes aterrorizador. Mas mais que tudo, Istambul é o portal de entrada da Europa na Ásia, a porta mítica para um Oriente mágico e imaginado.
Daniel Rondeau é escritor e crítico literário. Recebeu o grande prémio de literatura Paul-Morand da Academia Francesa pelo conjunto da sua obra. As obras anteriores deste autor Tânger e Outros Marrocos e Alexandria, já publicadas por esta editora, constituem com a presente obra, e segundo as palavras do autor, «três cidades charneira na superfície terrestre, as três portas do mar onde navegou Ulisses».
Encontra-o também em: https://alfarrabistaterramedia.pt/produto/istambul/