Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Emily Brontë nasceu em Thornton, em 1818, e morreu em Haword, em 1848. Filha do pastor anglicano Patrick Brontë, perdeu a mãe aos 3 anos. Juntamente com as suas irmãs, Charlotte e Anne, notabilizou-se como escritora, tendo todas utilizado o pseudónimo de Bell. Emily Brönte foi, das três irmãs, a que maior sensibilidade possuiu. Há mais de um século que O Monte dos Ventos Uivantes é admirado em todo o mundo, colocando-se no primeiro plano da literatura, como verdadeira obra-prima. A acção decorre num ambiente rude, agreste, tendo como paisagem os montes do Yorkshire, onde a família Brontë se radicou durante muitos anos.
Por isso, o trágico drama de O Monte dos Ventos Uivantes atinge o cume de uma autobiografia espiritual, em que a infância e adolescência de Emily, carregada por uma imaginação fantástica, desempenham lugar de relevo no desenrolar desta história espantosa: a paixão de Catherine e o amor de Heathcliff assinalam de forma flagrante o fio romanesco deste obra – espécie de amor do anjo bom pelo anjo mau. O próprio título – O Monte dos Vendavais – dá imediatamente ao leitor uma ideia do clima de tensão em que se desenrola a acção.
Emily Brontë criou uma obra que é, sem dúvida, a expressão mais genuína, profunda e ambiguamente sofrida da alma inglesa.