Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Que segredos obscuros se escondem por detrás do silêncio das mulheres que sobrevivem à guerra?
Vivemos num momento de intensa consciencialização sobre as Inge, a reservada avó da autora, Svenja O’Donnell, nunca falou sobre o seu passado. Tudo o que a família sabia é que ela crescera numa cidade que já não existe — Königsberg, na Prússia Oriental, hoje um lugar praticamente desconhecido —, de onde fugiu com a família perto do fim da Segunda Guerra Mundial, para nunca mais voltar.
Mas tudo muda quando Svenja decide visitar essa localidade, agora conhecida como Kaliningrado, e telefona à avó. Nesse momento, algo faz quebrar a reserva de Inge, que começa finalmente a falar. Svenja reconstrói então a notável vida da avó, desde a ascensão nazi até aos brutais anos do pós-guerra, revelando uma história de amor, traição, terror, fuga, fome e violência. E, finalmente, descobre um terrível segredo com mais de 60 anos.
Segredos de Guerra ouve as vozes que muitas vezes faltam na nossa narrativa histórica — as de mulheres que enfrentaram terríveis desafios na guerra e que se remeteram ao silêncio. É um livro que nos faz igualmente refletir sobre a identidade alemã e o trauma herdado após a Segunda Guerra Mundial.
CRÍTICAS
«Svenja O'Donnell entretece de forma magnífica a história da sua família com temas de amor, culpa e traição.»
Jack Fairweather, autor de o Voluntário, vencedor do Prémio Costa
CRÍTICAS DE IMPRENSA
«O ponto de vista que diferencia este livro é a visão abrangente do sofrimento alemão. a vida de Inge ilustra o facto de as mulheres arcarem em silêncio com o fardo da tristeza gerada por eventos que fogem ao seu controlo.»
The Telegraph
«Um relato excecional que transforma uma tragédia privada numa história universal de guerra e sobrevivência.»
Publishers Weekly