Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
O que está verdadeiramente em jogo na política? Nada menos do que o modo como devemos viver, enquanto indivíduos e enquanto comunidades. Este livro vai além dos cabeçalhos redutores, das fake news e da histeria e examina as questões intemporais formuladas e as respostas encontradas por um grupo diversificado de 30 grandes pensadores políticos da história.
Seremos animais políticos, económicos ou religiosos? Deveremos viver em pequenas cidades-estados, em nações ou em impérios multinacionais? Que valores deverá promover a política? A riqueza deverá estar nas mãos de alguns ou ser propriedade de todos? Os animais também terão direitos? Nenhuma ideia é demasiado radical para este sortido global de pensadores, entre os quais se encontram Confúcio, Platão, Santo Agostinho, Maquiavel, Burke, Wollstonecraft, Marx, Nietzsche, Gandhi, Qutb, Arendt, Nussbaum, Naess e Rawls.
CRÍTICAS
«São as ideias que fazem a diferença; diz-se que os delírios dos loucos que chegam ao poder são uma versão refinada de ideias que se encontram nos escritos dos académicos do passado. Este livro é uma introdução esplêndida aos escritores mais influentes da história, repleta de explicações claras e pormenores interessantes.»
Steven Pinker, autor de O Iluminismo agora