Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Expor a influência intelectual de José Manuel Santos passa, também, por sublinhar o seu carácter filosófico, a sua clareza de pensamento, quase uma geometria das ideias, que torna as suas conferências, os seus escritos, os seus livros leitura luminosa, com quem se aprende também a subtileza da inflexão. A este seu traço junta-se um gosto genuíno pelo debate filosófico, bem-humorado, a conjugar a seriedade conceptual com o toque da ironia.
Autores: Albano Pina, Alexandre Franco de Sá, Ana Leonor Santos, André Barata, Ângelo Milhano, António Campelo Amaral, António Fidalgo, Bruno Ferreira Costa, Carlos Morujão, Diogo Ferrer, Emmanuel Picavet, Fernanda Henriques, Gisela Gonçalves, Idalina Maia Sidoncha, Inês Pereira Rodrigues, Irene Borges-Duarte, João Carlos Correia, José Maria Silva Rosa, Luís António Umbelino, Luís Filipe Fernandes Mendes, Maria João Cabrita, Maria Luísa Portocarrero, Pedro M.S. Alves, Rui Sampaio da Silva, Tito Cardoso e Cunha, Urbano Sidoncha, Viriato Soromenho-Marques
CRÍTICAS
«Na Ética e na Filosofia Política ou, de forma mais abrangente, na Filosofia Prática, delimitação de campo que lhe é especialmente cara, José Manuel Santos é, para uma geração de estudiosos, referência incontornável. O seu manual de Ética tornou-se consulta transversal a áreas que vão muito além das especificamente ligadas à Filosofia.
Neste volume de homenagem, reúnem-se vinte e sete textos de personalidades que cruzaram as suas biografias intelectuais com a de José Manuel Santos, seja enquanto colegas, alunos ou orientandos, contributos de pessoas que neste caminho de ideias, debates e projectos coincidiram ou divergiram, mas guiadas pela afinidade electiva, pela admiração, pela amizade intelectual.
O volume organiza-se em cinco secções, as primeiras três correspondendo aos grandes interesses científicos que atravessam o pensamento de José Manuel Santos — a fenomenologia, a ética, a filosofia política —, a quarta ligando temas abrangentes da filosofia prática, como a palavra, a educação e a vida, e uma secção final patenteia um documento em torno do debate que levou à criação da área científica de filosofia da Universidade da Beira Interior.»
André Barata e Ana Leonor Santos