Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
As fotografias tiradas por soldados portugueses em Angola, Guiné-Bissau e Moçambique durante a guerra colonial Entre 1961 e 1974, milhares de homens mobilizados para Angola, Guiné-Bissau e Moçambique tiraram fotografias daquilo que os rodeava. Conservadas para si ou enviadas pelo correio como prova de vida à distância, estas imagens e as histórias que elas escondem foram mantidas durante anos na estreiteza dos seus círculos pessoais.
Cinquenta anos depois do fim do conflito, este livro, tal como a exposição homónima no Museu do Aljube que lhe deu origem, parte da pesquisa etnográfica com ex-combatentes e suas colecções fotográficas para explorar as ligações entre fotografia, memória e história da guerra colonial.
Às imagens juntam-se ainda textos de investigadores e obras de artistas e compositores que, de diversas formas, reflectem sobre o colonialismo, a guerra e o fim do império português. «É cruzando olhares, atravessando campos disciplinares e multiplicando perguntas que poderemos escavar as muitas camadas de sentido contidas nas fotografias e nas histórias pessoais desta guerra.» — Maria José Lobo Antunes e Inês Ponte, Coordenação