Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
Prémio Pulitzer 2025
No século XVIII, dois homens da mesma idade, mas com personalidades totalmente opostas, dedicaram as suas vidas a uma tarefa colossal: identificar e descrever todas as formas de vida na Terra. Carl Linnaeus, um médico sueco muito devoto e com dotes de comerciante, considerava que a classificação devia corresponder a categorias ordenadas e estáticas.
Pelo contrário, Georges-Louis de Buffon, aristocrata, polímata e diretor do Jardin du Roi de França, via a vida como um turbilhão dinâmico e complexo. Cada um deles desenvolveu o seu trabalho ciente das dificuldades envolvidas, mas acreditando que era possível realizá-lo. Interrogavam-se: como podia o planeta albergar apenas alguns milhares de espécies?
Após mais de uma década de investigação, Jason Roberts narra, com uma prosa ágil e elegante, uma inesquecível e sedutora história verídica que examina as vidas entrelaçadas e os legados científicos destes dois grandes pioneiros. Um livro que traça um arco de conhecimento e descoberta que se estende por três séculos até aos dias de hoje.
CRÍTICAS
«O relato épico de um empreendimento científico impossível, que combina investigação profunda, uma narrativa entusiasmante e a beleza do mundo natural.»
Charles Duhigg, vencedor do Prémio Pulitzer
CRÍTICAS DE IMPRENSA
«A história de uma rivalidade científica e da corrida para classificar toda a vida na Terra. Carl Linnaeus e George-Louis de Buffon nunca se conheceram. Mas, em meados do século XVIII, ambos eram famosos, além de serem adversários ferrenhos. Com todas as suas peripécias e reviravoltas surpreendentes, este livro constitui uma leitura muito agradável.»
Economist (leitura recomendada para as férias)