Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
Uma obra do máximo interesse para qualquer pessoa com gosto pela reflexão e desenvoltura intelectual para pôr em questão as suas próprias posições.
Seja porque temos convicções sobre o que é correcto ou incorrecto fazer, seja porque temos convicções sobre o que é ou não justo na nossa sociedade, todos temos vários pressupostos filosóficos, quer nos apercebamos disso, quer não. Este livro abre novas janelas para o mundo da filosofia, ajudando-nos a explorar os seus horizontes e a reflectir com autonomia sobre os nossos pressupostos filosóficos.
Trata-se, pois, de uma obra do máximo interesse para qualquer pessoa com gosto pela reflexão, curiosa acerca dos pressupostos filosóficos que inevitavelmente temos e desenvoltura intelectual para pôr em questão as suas próprias posições. Pelo rigor no tratamento dos temas, mas também pela simplicidade e clareza, é uma leitura indispensável para professores e alunos em universidades e escolas. Será que os valores são relativos? Porquê? O que fundamenta a moral? O que é o bem último, aquilo em função do qual outras coisas, actividades e acções são boas ou desejáveis? E qual é o critério da acção correcta? Serão as consequências? Ou as intenções? Ou será a virtude o que mais conta na ética? O que é uma sociedade justa? Como distinguir uma teoria científica de uma teoria pseudocientífica? Como distinguir o que é arte do que não é arte? Como distinguir o conhecimento da mera opinião?