O Médio Oriente e o Ocidente O que correu mal?

Clica na imagem para veres mais fotos do livro.

Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.

O Médio Oriente e o Ocidente O que correu mal?
Autor(a)
de Bernard Lewis
Editora
Gradiva, maio de 2024
Género Literário
Não ficção
Sinopse

As consequências do choque entre o Islão e a modernidade.
A perda da liderança civilizacional pelos muçulmanos e o seu afastamento da modernidade são factos centrais no quadro da história universal dos últimos quinhentos anos e permanecem entre os principais factores por detrás de conflitos internacionais e disputas diplomáticas.

O que correu mal?

Inquestionavelmente uma questão pertinente. Frequentemente, os muçulmanos parecem manifestar o sentimento de que a história os traiu, e não há tema relativamente ao qual a contribuição deste clássico historiador Bernard Lewis possa revestir-se de maior importância, tanto mais que o assunto surge contaminado por comprometimentos ideológicos, discursos facciosos e pelos constrangimentos do politicamente correcto.

Muitos evitaram a questão por todo o tipo de razões erradas. O que ainda nos faz mais devedores da contribuição dado por Bernard Lewis. Ninguém como ele identificou melhor a linguagem e as motivações dos protagonistas, o que fez dele uma das vozes mais credíveis e objectivas na análise da relação histórica entre o Médio Oriente e a Europa.

EXCERTOS
«Os livros de Bernard Lewis são, portanto, para quem não teme o rigor das nuances na análise de uma realidade complexa e, por vezes, contraditória. Uma das máximas de Lewis para a escrita da história é a de que nenhuma comunidade humana está isenta de erros e crimes, mas também nenhuma tem o seu monopólio. Se não formos capazes de reconhecer isso, nunca seremos bons historiadores. (…)»
Do prefácio de Bruno Cardoso Reis, historiador

Idioma
Português
Preço
10.70€
Estado do livro
Livro como novo.
Novidade
Portes Incluídos
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a

AMeninaQueVend…

Tempo de resposta: Até 12 horas

Métodos de pagamento: Transferência bancária ou Mbway