Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
Que papel têm os mercados e o dinheiro na construção da sociedade?
A nossa vida parece estar amplamente regulada - quase sequestrada - pelos mercados. O mais importante filósofo da atualidade mostra-nos porque é tempo de parar e mudar o curso do caminho.
Vivemos numa época em que quase tudo pode ser comprado e vendido. Nas últimas décadas, os valores do mercado infiltraram-se em quase todos os aspetos da nossa vida - saúde, educação, justiça, governo e até família -, e deixámos de ter uma economia de Mercado para passarmos a ter uma sociedade de mercado. Mas que preço pagamos por vivermos numa sociedade em que tudo está à venda?
Devemos recompensar monetariamente as crianças por lerem livros ou terem boas notas? É ético sermos pagos para tatuar o corpo com mensagens publicitárias? Pagar a pessoas para doar órgãos ou para testar novos fármacos? E o que dizer da venda de cidadania a imigrantes?
Neste livro, Michael J. Sandel lança o debate para repensarmos o papel e o alcance dos mercados nas nossas práticas sociais, nas relações humanas e na vida quotidiana. E, acima de tudo, procura responder à questão fundamental: como podemos proteger aquilo que é verdadeiramente importante?
CRÍTICAS
«Sandel é a imprescindível voz da razão, numa era em que tudo parece estar viciado pelas leis dos mercados.»
John Gray