Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
Existem noventa e nove nomes para Deus no Alcorão. Será possível que haja um centésimo nome secreto?
Neste conto de magia e mistério, de amor e perigo, a missão final de Baldassare é encontrar o segredo que pode salvar o mundo.
Antes do amanhecer do apocalíptico Ano da Besta em 1666, Baldassare Embriaco, um comerciante levantino genovês, embarca numa aventura que o levará por todo o mundo civilizado, de Constantinopla, através do Mediterrâneo, até Londres, pouco antes do Grande Incêndio.
A missão urgente de Baldassare é localizar uma cópia de um dos livros mais raros e cobiçados alguma vez impressos, um volume chamado o Centésimo Nome, cujo conteúdo é considerado de vital importância para o futuro do mundo.
Existem noventa e nove nomes para Deus no Alcorão, e saber este centésimo nome mais secreto irá, acredita Baldassare, garantir a sua salvação.
NOTA DO AUTOR
«Não me ocorreu imediatamente a ideia de que devia perseguir aquele livro até Constantinopla. De resto, ainda não estou convencido da utilidade dessa expedição. Mas deixei -me persuadir de que não havia nada melhor a fazer.»
«Vamos passar a primeira noite em Anfé, uma aldeia à beira-mar. Um pescador ofereceu-nos pousada e o jantar. Quando abri a minha bolsa para lhe oferecer um presente de gratidão, ele recusou, depois chamou -me de lado para me pedir que lhe revelasse antes o que sabia dos rumores acerca do ano que vem. Usei do meu tom mais douto para tranquilizá-lo. Isso não passa, disse-lhe, de rumores falsos, que se espalham assim, de tempos a tempos, quando os homens perdem a coragem. Não devemos deixar -nos levar por eles! Não se diz nas Escrituras: «Não sabereis nem o dia nem a hora»?»
Amin Maalouf, «A Odisseia de Baldassare»