Princípios do Socialismo à Volta de Antero

Clica na imagem para veres mais fotos do livro.

Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!

Princípios do Socialismo à Volta de Antero
Autor(a)
de Francisco Castro Rego
Editora
Poética Edições, fevereiro de 2025
Género Literário
Não ficção
Sinopse

«Neste livro, encontramos precisamente uma expressão da luta por esses valores, que desde sempre o autor prosseguiu e que, por vezes quando muitos outros parecem desistir, teima em prosseguir. É a sua esperança num mundo melhor e mais justo que perpassa nestas páginas de evocação dos princípios do socialismo e das suas origens, claramente, aliás, numa linha que identifica este ideário humanista e libertador com aquela definição de Antero, que o autor cita, quando – em resposta à pergunta “o que é o socialismo?” - diz ser ele “a reclamação da justiça e da igualdade nas relações dos homens; dos homens que a natureza criou livres e iguais e de que a organização social fez como que duas raças inimigas, uma que manda, goza e oprime, outra que obedece, trabalha e sofre; de um lado senhores, aristocratas, capitalistas; do outro, escravos, servos, proletários!”. Por isso, acrescenta ainda Antero, é ele “tão antigo como a injustiça e a opressão do pobre pelo rico, do desvalido pelo poderoso, não é mais do que o protesto dos que sofrem contra a organização viciosa que os faz sofrer.»
José João Abrantes (excerto do prefácio)

«A decisão do autor de fazer uma segunda edição deste seu livro é oportuna e necessária. Oportuna, porque comemoramos em 2025 os 150 anos da fundação do primeiro Partido Socialista Português. Tal como em 1875 com a Revolução Industrial, também a actual Revolução digital está a criar um exército de centenas de milhões de excluídos do Bem Estar material, devido à ausência de Justiça Social provocada por uma concentração escandalosa da riqueza em 1% de hiper-ricos. Necessária, porque revisitarmos o corpo de ideias, valores, princípios e objectivos que irmanavam os socialistas de há 150 anos quando fundaram o PSP, relembra-nos a nossa bússola no combate por um Mundo de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.»
Carlos Trindade, Sindicalista Socialista da CGTP-IN

«Qualquer que seja a nossa interpretação das (des)continuidades entre o Partido Socialista Português fundado em 1875 e o Partido Socialista fundado em 1973, este trabalho de Francisco Castro Rego continua a ajudar-nos a pensar nas lutas partilhadas entre trabalhadores organizados e militantes socialistas. Naquilo que queríamos mudar há 150 anos, queríamos mudar há 50 anos e continuamos a querer mudar hoje.»
Porfírio Silva, diretor do Portugal Socialista

Idioma
Português
Preço
13.00€
Estado do livro
Livro novo a estrear
Novidade
Portes Incluídos
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a

AMeninaQueVend…

Tempo de resposta: Até 12 horas

Métodos de pagamento: Transferência bancária ou Mbway