Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Um romance que resgata da clandestinidade Eduardo Monteiro, o veterinário português que se bateu contra o Estado Novo, o fascismo de Franco e o nazismo, até à Libertação.
As Sombras do Combatente, de Fernando Paulouro Neves, percorre os grandes palcos do século XX através da figura de Eduardo Monteiro, um homem que fez da Liberdade a sua arma e da coragem o seu legado.
Das prisões do Estado Novo à deportação para o Forte de S. João Baptista, da frente de Madrid em defesa da República Espanhola à clandestinidade da Resistência Francesa, Monteiro atravessa os momentos mais sombrios da História com a lucidez dos que recusam ajoelhar.
Entre factos e ficção, ergue-se o retrato de um combatente incansável, cuja vida se entrelaça com os grandes confrontos ideológicos do seu tempo, numa narrativa poderosa sobre o preço da liberdade, a dignidade da resistência e a memória dos que escolheram lutar - mesmo na sombra - por um mundo melhor.
CRÍTICAS
«O que nos faz levantar a cabeça e lutar é porque a nossa razão é a Liberdade, e não há palavra mais bonita para nos fazer viver e suportar o desafio da morte, que é a guerra».
Do autor vencedor do Prémio Eduardo Lourenço