Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Há quase 50 anos, Fidel Castro espantou o mundo com a sua revolução. Mas será que El Comandante perdeu o rumo? Ter-se- á transformado no pior inimigo do seu povo?
A Tragédia de Fidel Castro é um livro simultaneamente divertido e exigente, conduzindo-nos à mente de um dos mais enigmáticos e polémicos líderes do mundo actual. A sátira e o humor inteligente — ora discreto ora descarado — prendem-nos e despertam a reflexão. A narrativa foge a quaisquer regras, propondo-se revelar a intricada mente de Fidel como nenhum outro livro o fez.
Qualquer um ficará surpreendido com os personagens que irá encontrar: Cristo, Afonso Henriques, o Grande Inquisidor, Fátima, Deus e o Diabo... , figuras simbólicas desta tragédia fantástica onde apenas Fidel Castro é real.
Entre as sátiras de Gil Vicente, Ramalho Ortigão e Fialho d’Almeida e a fantasia de Ruben A. Leitão, A Tragédia de Fidel Castro abre uma página nova na literatura portuguesa, na qual se descobre o nosso próprio país.
Aviso: não aconselhável a leitores com susceptibilidade política ou religiosa.
Vencedor do Beverly Hills Book Awards 2014 (Multicultural Fiction)
Prémio USA Best Book
CRÍTICAS DE IMPRENSA
«Poderia ser mais um argumento para os Monty Python.
João Cerqueira serve-nos esta sátira brilhante, divertidamente séria, onde se acompanha a ascensão e queda do líder máximo da revolução cubana, o sonho de Fátima de atingir o estrelato "rodeada de bugigangas made in Heaven" e o desejo de D. Afonso Henriques de ter por fim a sua Aljubarrota.
Além da subtileza descarada da denúncia, temos a oportunidade de nos contemplar, nós enquanto portugueses, não num espelho, mas talvez sim numa casa de espelhos, destes que encontramos nas feiras de atracções e que deformam a nossa imagem até ao riso, sem que por isso deixe de ser a nossa imagem. (...)
Resumindo, não se desperdiça nem um só parágrafo nesta tragédia onde nem Deus sabe se foi despedido ou se está prestes a sê-lo.»
Rita Bonet