Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
É de um discurso proferido no Cubal pelo Dr.Morais Sarmento, professor secundário. Foi na Biblioteca dos Serviços Culturais da jovem cidade sub-planáltica, e a entusiástica oração terminou assim:
Conseguiu Vossa Excelência, como governante, algo que é bem dificil atingir: conseguiu num clima de guerra construir trincheiras de paz. Conseguiu governar, vencendo e convencendo. Conseguiu governar , amando e fazendo-se amar. Obrigado em nome de Angola, que o tem como filho ínclito. Obrigado em nome de Portugal. Obrigado em nome de todo um mundo, que tem ajudado a ser, efectivamente, melhor.
Este livro é um relatório circunstanciado de toda a atividade escolar desenvolvida naquele ex-colónia portuguesa, tornando-se um fonte indispensável para fazer a história recente de Portugal e de Angola com demonstram algum dos capítulos: «visitas de estudo aos distritos de nova Lisboa, Lobito e Benguela»; «Expansão das escolas de magistério primário»; «Expansão do ensino primário a toda a província»; «A Mocidade portuguesa em Angola»; «Organização e estrutura da Mocidade portuguesa feminina»; «A vida e a obra da Mocidade portuguesa feminina»; «Bolsas de estudo».