Este livro está na lista de favoritos de 3 utilizadores.
Uma mulher dominada por paixões que abalaram a Inglaterra puritana.
Quando, aos dezoito anos, Vitória sobe ao trono, recai sobre si a esperança de que, após muitos anos de excessos e hábitos dissolutos dos monarcas que a antecederam, restitua a respeitabilidade e o decoro que há muito abandonaram a coroa inglesa. Sob o manto de perfeição e virtude da rainha, porém, esconde-se uma mulher com as emoções à flor da pele, explosiva e egocêntrica, mas também sensível e sensual.
A rainha tem de casar, mas Vitória fá-lo nos seus próprios termos, por amor. a escolha recai no primo Alberto Saxe-Coburgo-Gotha, por quem nutre uma paixão intensa e obsessiva.
Dotada de um aguçado sentido político, Vitória pretende manter as convulsões do continente fora do reino e continuar a expandir o seu poder pelo mundo. Mas os fortes laços familiares e de afecto com Portugal vão criar-lhe alguns dos momentos mais difíceis do seu longo reinado. Não hesita em enfrentar os políticos britânicos para ajudar os portugueses, mas quando os interesses dos dois reinos se cruzam, Vitória não tem dúvidas sobre o que deve prevalecer. e a sua decisão vai fazer tremer uma aliança de tão longa data.
Vitória de Inglaterra, de aparência casta e austera, reinou durante seis décadas - dando, inclusivamente, nome a uma era. com base numa intensa pesquisa histórica, Isabel Machado traz-nos o lado menos conhecido, com todas as suas contradições, de uma das figuras mais marcantes da História da Europa e a sua surpreendente ligação a Portugal.