Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Um segredo que Helena guarda desde os dezoito anos ensombra a felicidade dos filhos e ameaça o seu casamento com o homem que ama. Obrigações familiares inesperadas reavivam, no entanto, aquilo que queria esquecer e trazem-lhe à memória o passado, marcado pelos homens e mulheres que atravessaram o seu caminho.
Norteada, porém, pelo vaticínio do antigo professor de Matemática que lhe disse nessa altura distante e mais pesada da sua vida: «Vais realizar os teus sonhos todos, verás. Só que te vai dar muito mais trabalho e não era preciso sofreres tanto», Helena vai reconstruindo a vida enquanto luta pelo quinhão de felicidade a que se julga com direito.
Nascida nos Açores e sempre com as ilhas no coração, Margarida Brum localiza aí o início deste seu segundo romance não resistindo à tentação, como professora de História, de procurar no século XIX, das lutas liberais e dos degredos de África, a origem das famílias que a guerra colonial aí juntou no final dos anos 60, entrelaçando o fio da sua narrativa com as malhas que o Império tecia.