Este livro está na lista de favoritos de 4 utilizadores.
As crianças com perturbação de oposição e comportamento desafiante representam uma enorme dificuldade para os professores e outros educadores. Esses alunos podem tornar-se agressivos, perturbadores e mesmo violentos dentro da sala de aula. Mas, em vez de se sentirem frustrados com este comportamento anti-social, os educadores necessitam de abordar cada criança individualmente com paciência e compreensão.
Recorrendo a histórias verídicas, baseadas em casos ocorridos em salas de aula, os autores ilustram os conceitos-chave e as técnicas necessárias para ser bem-sucedido no ensino de alunos com problemas de comportamento. Acreditam que o comportamento do professor pode influenciar positivamente as reacçõesdo aluno e apresentam conselhos práticos sobre quais as abordagens que funcionam e quais as que não funcionam. Os leitores aprenderão a:
- identificar os factoresde risco que podem espoletar comportamentos anti-sociais;
- planear o ambiente da sala de aula, as rotinas e as tarefas que aumentam o sucesso;
- interagir de forma que promovam o comportamento positivo;
- retirar temporariamente uma criança disruptiva da sala de aula, preservando a dignidade do discente;
- trabalhar com os pais da criança para determinar os serviços de educação especial adequados;
- orientar os pais para programas de formação eficazes;
- desenvolver uma cultura de escola com valores e crenças produtivos para os alunos com perturbação de oposição.
Os alunos com problemas de comportamento têm de se sentir seguros na sala de aula, a nível emocional e físico. Os autores demonstram de que forma é que os educadores podem ajudar os alunos a passar do desespero à esperança, da irritação ao conforto e do insucesso ao sucesso.