Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Porque é mais que um manual, A Arte de Pensar constitui também um bom livro para quem pretende iniciar-se à filosofia. A edição para o 11º ano está pronta, para a qual desejo as maiores felicidades em nome de um ensino da filosofia que se pretende rigoroso e didacticamente orientado, para além de ser um dos raros manuais de filosofia portugueses que ensina filosofia. Fica a apresentação.
A edição de 2008 do manual A Arte de Pensar (11.º ano, Didáctica Editora) simplifica a planificação das aulas e o processo de avaliação. É imparcial na exposição dos problemas, teorias e argumentos da filosofia e põe o estudante em contacto directo com os filósofos centrais do passado e do presente. Possibilita um ensino dinâmico e crítico, estimulando o estudante a tomar a sua própria posição e oferecendo-lhe os instrumentos críticos para o fazer.
Problemas, teorias e argumentos
Neste manual, a filosofia é apresentada ao estudante de modo intuitivo, criativo e rigoroso. Os problemas da filosofia são apresentados como perplexidades naturais que têm origem nos conceitos fundamentais relacionados com as ciências, as artes, as religiões e a vida quotidiana. As teorias dos filósofos são então apresentadas como respostas articuladas e sofisticadas a esses problemas. Por sua vez, estas teorias baseiam-se em argumentos, que são criticamente avaliados pelos estudantes.
Para o estudante, não se trata apenas de compreender os problemas, teorias e argumentos da filosofia. Trata-se também de pensar por si, tomar posição e dar os primeiros passos incipientes na actividade própria do filosofar. Para estimular o filosofar, o manual tem as seguintes características:
Fornece aos estudantes instrumentos críticos fundamentais, que lhe permitem discutir ideias com rigor;
Usa uma linguagem simples, precisa e clara;
Define ou caracteriza com rigor os conceitos necessários a uma discussão profícua;
Apresenta inúmeras actividades que estimulam o estudante a rever a matéria dada e a discutir por si os problemas, teorias e argumentos da filosofia.
Actividades: O manual propõe um total de 783 actividades: 86 questões de interpretação de texto, 50 questões de discussão de texto, 514 questões de revisão e 133 questões de discussão. Estas actividades visam permitir ao professor planificar aulas que não sejam meramente expositivas, envolvendo ao invés os estudantes na actividade crítica de discussão dos problemas, teorias e argumentos da filosofia.
Encapado.