Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Reunindo parte das conferências proferidas no IX Curso Livre de História da Arte de 2005, Iconografia - Imagens e Interpretações, e outros contributos autorais, o n.º 3 da Revista de História da Arte continua a assumir os dois critérios caracterizadores do nosso projecto: percorrer todas as épocas históricas, da Arte Romana à Arte Contemporânea, passando por ciclos fundamentais da Idade Média e dos Classicismos; contemplar a máxima diversidade das tipologias artísticas, da arquitectura à instalação, da pintura e da escultura ao azulejo e outras artes decorativas, incluindo, neste caso, um belo vitral de Almada Negreiros. A Iconografia surge assim como estimulante território, não só de método mas de diversa conceptualização e apropriação, dando a ver a complexidade das referências teóricas, históricas e estéticas da História da Arte. Este lugar de questionação e indagação representa-se, de imediato, nas duas entrevistas que apresentamos: a Hubert Damisch, um firme anti-iconologista, e a Patrícia Stirnemann que, sobre os riquíssimos sistemas iconográficos da iluminura medieval, vai alargando o campo da arte até o fazer coincidir com dispositivos interdisciplinares.