Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
«Quem não gosta de ouvir contar histórias? Perdeu-se o hábito? Talvez não. No mundo das novas tecnologias da informação e da comunicação reinventa- se a tradição através dos meios disponíveis nos aparelhos que fazem, hoje, parte do nosso quotidiano, uma vez que também aí se criam ambientes, personagens, interações… Também aí nos sentimos, nós próprios, a cada momento, autores capazes de construir, de criar e de alterar destinos, num mundo virtual que, cada vez mais, nos invade, fazendo-nos sentir, ilusoriamente, sábios, quase deuses.
As histórias de Lindolfo Paiva fazem-nos revisitar outros tempos. Mais do que se segue o desenho das letras, ouve-se a voz de alguém a partilhar vivências, episódios, retalhos de vida, espalhados por diversos momentos, ambientes e espaços habitados por várias personagens. Sentimo-nos a reconhecer os traços de uma identidade cultural portuguesa, num momento histórico bem delimitado e num determinado meio sociocultural.
O prazer da leitura surge da descoberta desses traços de caráter coletivo e dessas vozes que se escutam no texto, com maneiras de falar muito características e com um entendimento do mundo, também ele, familiar. Esta partilha permite-nos continuar a acreditar que não se perdeu o hábito de contar e de ouvir histórias com prazer e como aprendizagem, tanto para quem conta como para quem ouve e fica com vontade de acrescentar o seu ponto.»
Florbela Simões