Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Já pensou naqueles momentos em que tem de sair da cama mas não consegue,
e desliga o despertador vezes sem conta? Ou lembra-se, por exemplo, de quando
era criança e não tinha a coragem de levantar a mão nas aulas e dizer: Eu sei! Eu sei!
Mel Robbins, estrela da CNN e uma das coachs mais conhecidas do mundo (o seu
video no TEDx tem mais de 12 milhões de visualizações), passou por tudo isso.
Aos 39 anos, estava desempregada, o negócio do marido tinha falido, o casal
acumulava dívidas e discussões e ela bebia cada vez mais. Até que um dia, ao ver
na televisão a contagem decrescente antes do lançamento de um foguetão, descobriu
a solução mágica para os seus problemas: A Regra dos 5 Segundos.
No início, usou-a por uma questão de pura sobrevivência - a sua vida estava um
absoluto caos. Mas à medida que começou a incorporar a regra, e a utilizá-la melhor,
os resultados começaram a aparecer. Conseguiu um grande emprego, reconciliou-se
com o marido (com quem vive há quase vinte anos) e começou a espalhar a sua
magia pelo mundo - "magia" essa que, afinal, é sustentada pela neurociência.
E o princípio é simples: no momento em que hesitamos (ou seja, quando sabemos
que temos de fazer uma coisa e duvidamos das nossas capacidades) é quando
devemos começar a contar 5-4-3-2-1... e avançar! A regra, conforme ficou provado
cientificamente, é uma forma de metacognição. Quando a usamos, é como se
metêssemos as "mudanças mentais" em rápida sequência e acabássemos com
a mania de pensar demasiado antes de agir. Ao fazê-lo, pomos em funcionamento
o córtex pré-frontal - tornando a ação muito mais fácil. A regra funciona como
um ritual de iniciação, que quebra os maus hábitos e desencadeia transformações
positivas.
São precisos apenas cinco segundos:
> Para recuperar a autoconfiança,
> Para deixar de duvidar de si,
> Para vencer o medo e a insegurança,
> Para deixar de se preocupar e começar a viver.
A Regra dos 5 Segundos é simples, fácil de pôr em prática e resolve um problema
que todos nós temos - a falta de confiança em nós próprios. É usada em companhias
como a Xerox, Microsoft, Nestlé ou Johnson & Johnson.
Por outras palavras, o segredo não é saber aquilo que devemos fazer
- é começar a fazê-lo.