Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Márcio Souza tem recontado a história do Brasil de forma admirável ao longo da sua carreira. Seguindo os passos de Galvez, Imperador do Acre, Mad Maria é mais um romance memorável do escritor. A Editora Record está a relançar toda a obra do escritor recomposta e com novo projecto gráfico.
Mad Maria, escrito em 1980, é o segundo livro de Souza e a narrativa transcorre no interior da Amazónia. O livro relata a construção da ferrovia Madeira-Mamoré, entre 1907 e 1912. Na época os investidores tinham o objectivo de construir uma estrada que pudesse competir com o Canal do Panamá.
A ferrovia integraria uma região rica em látex na Bolívia com a Amazónia, mas no caminho, encontraria obstáculos descomunais: 19 cataratas, 227 milhas de pântanos e desfiladeiros, centenas de cobras e escorpiões, árvores gigantescas e milhões de mosquitos transmissores de malária. Antes de terminadas as obras, 3,6 mil homens estavam mortos, 30 mil hospitalizados e uma fortuna em dólares desperdiçada na selva.
Ao escolher os episódios mais macabros e inacreditáveis dos registros históricos dos cinco anos da construção da ferrovia e concentrando-os em três meses de pesadelo, Márcio Souza força o leitor - neste momento já quase um personagem emaranhado na vegetação - a confrontar o inferno. Mad Maria é um romance amargo e vingador, sarcástico, às vezes. Uma obra-prima da literatura brasileira.