Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Neste volume, composto de artigos dispersos e já esquecidos, encontram os leitores do Livro de San Michele muitos dos seus antigos conhecimentos, e com as mesmas andrajosas roupas, por
isso que não tinham outras. O meu amigo Arcangelo Fusco varredor do bairro de Montparnasse; a família Salvatore; Don Gaetano, o tocador de realejo mais a sua macaquinha a tiritar de frio; Monsieur Alfredo, trazendo debaixo do braço o ma-nuscrito da sua última tragédia todos eles aparecem aqui. A própria, Irmā Filomena, suave anjo da Guarda da Salle Sainte Claire do Hospital de Paris, vive e morre nestas páginas.
Desta forma, volume Homens
e Bichos completa maravilhosa-
mente esse estranho Livro de
San Michele, que apaixona, com o seu estilo inconfundível, os leitores, da primeira à última linha. Nas páginas do livro que António Sérgio tão brilhantemente traduziu para o nosso idioma palpita. o mesmo pitoresco mundo de figuras que Axel Munthe focou do natural e imortalizou com suas virtudes e vícios, abnegações e misérias.
Como o autor diz no Prefácio as narrativas que constituem este volume foram escritas em diferentes épocas e publicadas em jornais e revistas. São, por isso, anteriores ao Livro de San Michele, e reflectem fases várias da vida do famoso médico. Documentam maravilhosamente, por isso mesmo, muitas das reacções que, mais tarde, convertidas em recordações melancolizadas pelo tempo e pela saudade, originaram as suaves e humaníssimas páginas daquele volume.
Com assinatura junto do título do livro no interior