As gestões pública e privada postas em confronto

Clica na imagem para veres mais fotos do livro.

Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!

As gestões pública e privada postas em confronto
Autor(a)
Aureliano Felismino
Género Literário
Não ficção
Sinopse

. Porto, 1949
. Licenciado em Ciências Económicas e Financeiras. Director-geral da contabilidade pública
. 27 páginas (brochura, sem lombada)
. Valor inclui portes em correio editorial

"Essencialmente egoísta, com a carência que tem para viver segundo a sua sensibilidade, os meios de trabalho e o ambiente que deseja, a "posse", para o homem, é uma necessidade de ordem psíquica, é um estímulo.

Façamos, portanto, uma separação bem vincada entre a gestão pública e a gestão privada. Esta é até mais natural que aquela. A gestão pública nasceu e desenvolveu-se para atenuar – já que infelizmente não os pode eliminar – os defeitos avolumados pelo egoísmo das gestões privadas. O Estado não pode e não deve absorver a iniciativa privada, propulsionadora do progresso.

Numa mensagem dirigida ao Congresso Internacional de Industriais Católicos, de que a Imprensa oportunamente deu notícia, o Papa criticou a excessiva interferência do Estado nas empresas particulares. A Igreja, dentro de certos limites, reconhece que o Estado tem o direito de nacionalizar certas indústrias, mas transformar a nacionalização quase numa norma da organização da economia política não obedece à ordem natural das coisas, diz Sua Santidade.

A missão dum Estado moderno é «servir a actividade particular». Pio XII diz ainda que o possuidor dos meios de produção deve continuar a dirigir a sua economia. Os benefícios do capitalista podem ser maiores do que os daqueles que com ele trabalham; mas o capitalista tem a obrigação de aumentar o capital nacional com as suas economias. É, também, muito para desejar que os operários possam participar nos frutos do seu trabalho e na constituição do capital do País.

Clarividentes palavras estas. Elas estão de harmonia com as tendências naturais da humanidade, corrigidas nos seus defeitos, pela soberania dos poderes constituídos."

Idioma
Português
Preço
12.00€
Estado do livro
Exemplar com ligeiros sinais de envelhecimento, óptimo estado geral
Portes Incluídos
Possibilidade de entrega em mãos: Almada
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a