Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
. Lisboa, 1974
. Coordenação, pontuação e ortografia de Manuel João Gomes
. Comentários de Amadeu Lopes Sabino, Fernando Luso Soares, Grupo de Trabalho (João Duarte da Cruz, Ana Martins, António Barros Lima), Manuel João Gomes
. Da colecção Clássicos
. 495 páginas
. Valor inclui portes em correio registado
"«O Processo dos Távoras – o texto que a seguir se apresenta – tem todas as possibilidades de não ser um texto autêntico. Na opinião de muitos historiadores tem todas as possibilidades de ser um texto forjado, sendo ainda de considerar o facto de ser coisa fingida o próprio julgamento de que o processo dá conta. Além de que o próprio crime, neste processo julgado, pode não ter existido, sendo assim todos estes factos e textos pura representação, teatro político que, de verdadeiro, só tem o desenlace: a morte por enforcamento, cremação, garrote, decapitação e o mais que se verá... de algumas das personagens aparecidas em cena.
O texto, de qualquer forma, foi escrito, e podemos hoje ler nele muitos factos e realidades, importando-nos pouco o facto de a este texto corresponder, na realidade, um processo judicial autêntico ou um crime praticado."