Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Edição Círculo de Leitores
Profusamente Ilustrados
Impressão a 4 cores
120 imagens por volume
224 páginas por volume
Formato : 29,5 cm. x 24 cm
Capa dura
Num projeto único e inovador em Portugal, o olhar surpreendente de Paulo Pereira leva-nos à procura de inúmeros testemunhos do modo como a arte e a ciência se influenciaram mutuamente.
Arte e ciência sempre caminharam em paralelo na busca do conhecimento humano. Não foram os estudos sobre a perspetiva, em pleno Renascimento, determinantes para a matemática e para a conceção do Cosmo? A curiosidade face a novos mundos - novos povos, diferentes animais e plantas, diferentes geografias - não influenciou também o que se representava (e como se representava) na pintura e no desenho? A cartografia, a geografia, a botânica e o estudo da fauna são exemplos de um claro encontro entre a descoberta científica e a arte. Paulo Pereira, historiador da arte, propõe nesta obra em quatro volumes uma original procura da ligação entre o artístico e o científico.
- Gravuras e ilustrações que nos falam da conceção pré-científica do mundo, dos astros, dos planetas, da criação do mundo.
- A arte como veículo para mostrar imagens de novos mundos com diferentes hábitos culturais e diferentes paisagens.
- Desenhos e gravuras artísticos cuja finalidade era apresentar a descoberta de espécies de flora e fauna desconhecidas na Europa.
- Obras de arte que revelam até que ponto o domínio da aritmética, da geometria e da perspetiva impulsionaram o rigor da representação artística.
- Pinturas e esculturas que demonstram avanços no estudo e no domínio da anatomia e da fisionomia.
- A representação da prática da alquimia, da química, da medicina e da farmacopeia em obras de arte.
Volume I - A Criação Divina. O Homem
Temáticas «pré-científicas que se manifestam na arte, em finais da Idade Média e inícios da Idade Moderna. Neste período não se pode ainda falar de «ciência. Aquilo que determinados artistas pintaram deve-se à sua vontade de se aproximarem de uma verdade absoluta que tem mais de religioso do que de científico.
Volume II - Os 4 Elementos. O Corpo
O desenvolvimento mais racional de saberes em que se cruzam a química, a hermética, a farmacopeia e a medicina. Esse encaminhamento faz-se tendo por objeto de estudo obras de arte que muitas vezes remetem indiretamente para o campo da ciência, como testemunho, como estória.
Volume III - Equações da Arte
A arte como motor de descoberta e de ciência. Neste volume se verá como é forte a integração na arte da aritmética, da geometria e de todos os saberes acumulados, e de que modo esse processo resultou num universo representacional que constitui um verdadeiro património.
Volume IV - A Descrição do Cosmo
Desde meados do século XV até ao advento do iluminismo, deu-se o nascimento de uma arte de descrever. É aqui que se inscrevem as primeiras descrições de povos longínquos e insuspeitados (eles e os seus costumes), de animais, plantas, e montanhas desconhecidos e de novos fenómenos da Natureza.
Volume V - Memórias e Engenhos
Uma odisseia pela história daArte da Memória- ou o conjunto de dispositivos visuais que o ser humano produziu, ao longo dos tempos, para facilitar a memorização de saberes - e do envolvimento da engenharia com a arte, que possibilitou a concretização de produções artísticas de grandes dimensões.
Valor de Mercado 125EUR
No espaço Ciência no Sofá, rubrica semanal de difusão de livros de divulgação científica do RÓMULO - Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra, Carlos Fiolhais, conceituado e premiado físico, professor e ensaísta, revela que esta obra é «um dos empreendimentos mais originais que se deram no ano de 2018»: https://www.youtube.com/watch?v=uEADExt98AA&t=4s
Entrega em mãos na zona da grande Lisboa ou envio por CTT com portes a combinar.