Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
«Deparo em Portugal com a impotência do centralismo para mudar de via para um recomeço, enquanto as periferias caminham para o abismo fatal… sejam detentores do poder Central, sejam os burocratas da Capital, seja a Corte intelectual e social, sejam emigrantes da Província nessa Corte todos querem conservar a sua posição central, tão arduamente conquistada, que sentem como superior. Mas haverá uma jovem regionalização que vai vencer o "Minotauro" e sair finalmente do labirinto. Basta-lhe um "fio de Ariadna".»
Este livro representa uma reflexão profunda sobre a Regionalização, sem abdicar de criticar o poder político por causa das hesitações em avançar com uma das reformas de maior importância para o futuro da Democracia e de Portugal.
Ao longo de oito capítulos, o Autor aponta os casos de sucesso na Europa, que seguiram a via do aprofundamento da Regionalização, e aponta os interesses internos que têm relegado uma opção inadiável para segundo plano.
A vitória do ‘não’, por uma larga maioria, passados mais de dez anos da rejeição do modelo sufragado no referendo de 8 de Novembro de 1998, que classifica como uma “solução paroquial”, não encerrou o debate: «A realidade mudou. E o paradigma também. Há muito tempo que 'Portugal era Lisboa e o resto… era paisagem'.
Páginas: 106