Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
A PATA DO PÁSSARO DESENHOU UMA NOVA PAISAGEM
Lisboa: Editorial Estampa, 1972. Colecção: Obras de Manuel de Lima – I. (18,5 x 12 cm.) com 152 + [8] pp. Ilustrado com um retrato de Manuel de Lima a p/b. (Desenho de João Rodrigues). 1.ª edição.
MALAQUIAS ou A História de um Homem Barbaramente Agredido
Lisboa: Editorial Estampa, 1972. Colecção: Obras de Manuel de Lima – II. (18,5 x 12 cm.) com 260 + [4] pp. Ilustrado com um retrato de Manuel de Lima a p/b. (Óleo de Mário Alberto). Prefácio de António Maria Lisboa. 2.ª edição.
O CLUBE DOS ANTROPÓFAGOS
Lisboa: Editorial Estampa, 1973. Colecção: Obras de Manuel de Lima – III. (18,5 x 12 cm.) com 267 + [5] pp. Ilustrado com um retrato de Manuel de Lima a p/b. (Desenho de José Araújo). 1.ª edição.
UM HOMEM DE BARBAS e Outros Contos
Lisboa: Editorial Estampa, 1973. Colecção: Obras de Manuel de Lima – IV. (18,5 x 12 cm.) com 185 + [7] pp. Ilustrado com um retrato de Manuel de Lima a p/b. (Desenho de Carlos Martins Pereira). Prefácio de Almada Negreiros. 2.ª edição.
Nasceu em 12 de Agosto de 1915, na cidade de Lisboa. Estudou violino no Conservatório, tendo tocado em diversos ambientes e tipologias de espectáculos, tanto na rua como na ópera, ballet, nos teatros, em cabarets e em paquetes, tendo sido músico de bordo no período da Segunda Guerra Mundial. Fez parte de várias orquestras nacionais, incluindo a da Emissora Nacional e a do Porto. Porém, abandonou a sua carreira musical para se dedicar a outras profissões.
Esteve integrado no grupo do Café Gelo, uma tertúlia de influência surrealista, que na década de 1950 se reunia naquele café de Lisboa, e do qual faziam parte grandes figuras da cultura nacional, como António José, Forte Herberto Helder, Manuel de Castro e Mário Cesariny, tendo este último sido o seu tutor. Dentro do grupo, também se destacaram as relações com Natália Correia, e Luiz Pacheco, tendo este último sido responsável pelo lançamento de sua obra Malaquias ou A História de Um Homem Barbaramente Agredido, e pela criação das alcunhas Careca Evidente e Mano Manecas para o escritor.
ref. g2