Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
"A elaboração da 'HISTÓRIA GERAL DE CABO VERDE' - 15 anos após a ascensão do país à independência - é um imperativo social, cultural e político de capital importância para a percepção mais consciente do passado do Povo Cabo- Verdiano, como ainda para uma maior emancipação e uma planificação do presente e do futuro cada vez mais acertada é mais equilibrada.
Importa frisar que este volume, com todos os defeitos e todas as qualidades que lhe possam ser apontadas, é resultado da vontade, do trabalho e das opiniões de um grupo, que reage ao que lhe é oferecido pela documentação, e frequentemente vai mais longe, atendendo ao que nela se pode presentir e, até certo ponto, confirmar por diferentes vias.
A ordenação dos capítulos Nesta História Geral está longe de obedecer ao critério clássico. Efectivamente, embora se inicie com uma introdução geográfica e um capítulo dedicado ao descobrimento do espaço insular, não continua, como seria de esperar, com o povoamento, a agricultura, a pecuária, para vir terminar na administração.
Na verdade a sequência das várias partes teve em conta a especificidade do nascimento e evolução desta sociedade. Fundado por decisão política é constituída sob directivas administrativas, ali se estabeleceram em pouco mais de meio século interesses locais e mais tarde nela se criaram os chamados 'filhos da terra', empenhado em afirmar-se no seu seio.
(...)"
4,5/5
2ª Edição