Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Esta é a odisseia de uma casa construída no meio das xaras, das giestas e dos barrocais de xisto e granito. E também das gentes que a habitaram.
Do Ti Fedrico, a Ti Casimira e os seus filhos criados na serra. E da vida difícil de Amílcar, Diamantino e Glorinha, a amanhar os campos, a pastorear as cabras e a percorrer os caminhos de volta às aldeias vizinhas das águas do Côa.
Da avó proprietária, que todos os anos chegava com a família à quinta da Ventosa, para umas férias na serra da Malcata. E das brincadeiras e descobertas das crianças da cidade e da serra, que então lá se juntavam para uns dias de felicidade.
De Amílcar, Euclides e seus amigos contrabandistas, que caminhavam entre o céu e a terra, na ânsia de cruzarem a raia e fazer pela vida. E dos receptadores e empresários que iam enriquecendo com o contrabando serrano.
Dos aquartelados em Penamacor, o presídio militar no sopé da serra. E dos soldados rasos professor Simões de Castro, clínico Válter Lemos e Arriaga Jornalista, os militares reclusos com quem Amílcar palmilhou a serra, a salto para uma Europa bem longe da tropa e das guerras de África.
Dos foragidos Hilário, Machado e Valdemar, na sua fuga pelos cabeços e valados da Malcata. E do crime hediondo que eles cometeram.