Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Neste Abc De Castro Alves , Que Define Como Uma ""Louvação"", Jorge Amado Mostra Que Sua Relação Com O ""Poeta Dos Escravos"" Não É Apenas De Admiração Literária, Mas De Profunda Identificação Pessoal, Tanto No Plano Estético Como No Político E Ético.
O Autor Não Se Limita A Reconstituir, Com Talento E Imaginação De Ficcionista, A Vida Pública E Privada Do Retratado, Mas Busca Também Fazer Reverberar A Potência De Sua Poesia, Cujos Motivos Centrais São O Amor E A Liberdade.
Jorge Amado Nos Mostra Que Há Uma Coerência Entre A Biografia Do Poeta E Sua Poesia. Seus Amores Intensos, Sua Ativa Militância Em Prol Da Abolição E Da República, Sua Personalidade Arrebatadora, Tudo Isso Se Traduz Na Veemência De Seus Versos.
Escrevendo Em 1941, Momento Crítico Da Segunda Guerra, Quando O Brasil Ainda Não Entrara No Conflito, O Autor Chama A Atenção Para O Caráter Engajado E Libertário De Castro Alves. Nesse Contexto Se Explicam As Diatribes De Jorge Amado, Nas Notas, Contra Machado De Assis E Mário De Andrade, Vistos Por Ele Como Artistas Que Se Esquivaram Da Luta Política.
Circunstâncias Históricas À Parte, Ecoam Nessas Páginas As Palavras Mais Calorosas Do Poeta Que Amou Intensamente E Conflagrou As Ruas De Salvador, Recife, Rio De Janeiro E São Paulo Antes De Morrer Precocemente, Aos 24 Anos.