A Cidade de Deus, Volume III

Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.

A Cidade de Deus, Volume III
Autor(a)
Santo Agostinho
Género Literário
Outro
Sinopse

Julgo que se pode afirmar sem exagero que se trata de uma das criações mais representativas do génio humano. Impõem-na à admiração geral o seu Estilo sem igual e o interesse humano das múltiplas matérias tratadas com a profundidade de que só os génios são capazes. Domina-nos e prende-nos a sua linguagem viva, direta, por vezes acutilante, em que o sarcasmo tantas vezes cáustico e, tantas outras vezes, a ironia que não desiste mas nunca é agressiva, se casam (o que só aparentemente é contraditório) com uma infinita compreensão humana que se não encontra nos impessoais autores latinos, nomeadamente nos clássicos.

Pelo estilo se vê o autor. Estamos em presença de um homem bem vivo, bem concreto, bem ele próprio, apaixonado. O que tem por exemplo, S. Tomás de Aquino, de impessoal, diria de olímpico, desapaixonado, só cérebro, em que o eu nunca aparece porque só a verdade interessa – tem Santo Agostinho de paixão, de si próprio, em que a verdade é esta verdade, a real, a que nos toca.

Mas no De Civitate Dei o estilo não é tudo nem mesma o que mais importa. Embora o Autor se proponha a fazer aquilo a que hoje chamamos uma filosofia da História (prefiro chamar-lhe antes uma teologia da História), não se limita a ser um amante da sabedoria, um filósofo, mas tem sempre presentes as suas preocupações pastorais, nunca se esquecendo do seu «oficio» de bispo. Por isso, a propósito de filosofia ou teologia da História e por imperativo pastoral, trata na obra dos mais variados e complexos assuntos, daqueles assuntos sempre tratados e sempre retomados porque sempre apaixonaram e torturam o espírito do homem: da origem e substancialidade do bem e do mal; do pecado, da culpa e da morte; do direito, das leis e das penas; do tempo e do espaço; da contingência e da necessidade; da Providência, da ação humana e do fatum no desenvolvimento da História; do ser, do conhecer e do agir; do homem, de Deus, da natureza e do espírito; da temporalidade, do eterno, da perenidade e dos ciclos cósmicos; da profecia e do mistério como argumento apologético; da pessoa; da cidade e da comunidade humana.

 

(Do prefácio de J. Dias Pereira)

Idioma
Português
Preço
32.00€
Estado do livro
Muito Bom
Novidade
Portes Incluídos
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a

Bookmaniacs

Tempo de resposta: Até 12 horas

Métodos de pagamento: Transferência Bancária, Mbway (quando disponível)

Outros meios de contacto: