Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
O que é e como é o Português: um ensaio fundamental, escrito em 1971, sobre a caracterização psicológica dos portugueses, pela definição de antinomias, através dos seus ideais, crenças e mitos.
O autor de "O Enigma Português" (1960) livro surgido numa altura já crítica, mesmo crucial da nossa vida colectiva que exigia reflexão na autenticidade, prossegue neste novo livro em coerência com a problemática formulada, explorando e aprofundando um aspecto fundamental: o psicológico.
O que somos, como somos e até onde, os portugueses, sem que nos percamos a deixar de o ser, múltiplos mas inconfundíveis qualquer que seja o Mundo — são legítimas perguntas de quem se não limita a existir Um homem e uma Lusitânia, a ele sucessivamente afeita — a ele e à sua expressão nos demais homens e no maior espaço.
Antropogeografia poética, na medida em que o concreto se universaliza, se transcende, ganha sentimento e sentido teleológico.
Este escrito, porque ensaio, não é nem pretende ser uma psicologia dos portugueses, embora seja esse o campo em que se move — a partir das profundas contradições de um povo que nem por isso o tem impedido de afirmar-se marcadamente, apesar de pouco numeroso e da sua contínua dispersão geográfica. Francisco da Cunha Leão, falecido em 1974, filósofo, poeta e editor, deve-se-lhe a fundação da «Colecção Filosofia e Ensaios»
Sinais de uso e oxidação na capa, lombada e contracapa. Com assinatura, amarelados no interior e exterior das páginas e sublinhados a caneta.