Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
O PRÍNCIPE FELIZ E OUTROS CONTOS é uma coleção de 1888 de histórias para crianças escrita por Oscar Wilde, onde as histórias transmitem uma apreciação para o exótico e para a beleza. O autor escreveu estas histórias para os próprios filhos e a sua intenção era mostrar, além dos príncipes, gigantes e rouxinóis, como a vida é e deve ser vivida. A beleza poética das histórias resgata a tristeza do tema: cada personagem assume a beleza e a feiura, a riqueza e a miséria humana. Os contos desta edição são:
O PRÍNCIPE FELIZ: Artisticamente belo e puro, o conto nos toca, com toda a sua ternura, como uma criança a um adulto. Trata da estátua do Príncipe Feliz deslumbrante, laminada a ouro, com olhos de safira, rubis na espada, erguida pela cidade, no ponto mais alto, que quando vivo era alheio ao mundo exterior e à miséria que este continha. Da coluna, contempla a pobreza do povo. Um Andorinho chega como um hóspede ocasional; comovido pelas lágrimas do Príncipe, cede aos seus pedidos: distribuir aos mais necessitados tudo o que ainda tinha de valor.
A ROUXINOL E A ROSA: Um jovem estudante, fascinado por metafísica, é apaixonado pela filha do seu professor que lhe prometera dançar com ele a noite inteira no baile caso recebesse uma rosa vermelha de presente, mas não tendo uma rosa para lhe presentear, o estudante chora e lamenta o fim do seu amor. Uma Rouxinol, tocada por tão nobre sentimento, decide se sacrificar em troca do derradeiro presente e diante do esplendor do verdadeiro amor.
O GIGANTE EGOÍSTA: Quando um Gigante se recusa a liberar o acesso ao seu jardim às crianças, um terrível inverno se abate sobre o local: a geada se recusa a ir embora e a primavera se nega a escalar as paredes do jardim. Mas o Gigante acaba por ser transformado pelo sentimento de um menino especial. Wilde apresenta incríveis lições morais e de cortesia, com um surpreendente final repleto de beleza e sinceridade religiosa.
O AMIGO DEVOTADO: Na história, um jardineiro é um amigo dedicado de um rico moleiro, apesar deste último se aproveitar da amizade desinteressada do primeiro. Após uma série de tarefas que o moleiro solicita ao jardineiro em troca de um velho carrinho de mão que o primeiro queria se desfazer, uma tragédia ocorre envolvendo a relação dos dois, além de um dilema moral que é apresentado aos leitores ao final da história.
O FOGUETE EXTRAORDINÁRIO: A história mostra a discussão entre fogos de artifício durante a comemoração do casamento dos jovens príncipes. O debate entre as personagens serve de pano de fundo para evidenciar os efeitos do individualismo e da competitividade. E aí está o grande destaque do conto, que de forma sutil, demonstra aos leitores, de forma prática e didática, a necessidade de convivência e coletividade.