Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Nascido no final do século XIX numa obscura aldeia da Sibéria, Gregório Rasputine surge, na sua juventude, como um mugique semianalfabeto, dado à bebida e às mulheres, mas igualmente atraído pelos segredos da religião. Dotado de um magnetismo incontestável, começa por fascinar e seduzir camponesas e, depois, explorando esse dom, volta-se para os honoráveis membros da Igreja Ortodoxa que descobrem nele um exemplo vivo da simples e sã sabedoria popular, ajudando-o a introduzir-se na melhor sociedade de São Petersburgo, chegando até aos Czares.
Quando eclode a guerra, em 1914, o ódio ao “mugique impostor” congrega, em torno do casal imperial, todos aqueles que receiam ver um charlatão a dirigir sub-repticiamente os destinos da pátria. De conspiração em conspiração, o atroz assassinato de Rasputine, em 1916, precipita a queda do Império dando razão à sua profecia que, se morresse ou fosse abandonado, a família real perderia a coroa e o príncipe herdeiro em seis meses.
Os Romanov só lhe sobreviveriam um ano e meio.
Raramente um homem vindo de tão baixo terá subido tão alto. Raramente um desvio da fé terá engendrado tão grandes convulsões políticas. Raramente o mistério da alma russa, com os seus excessos e as suas contradições, se terá visto tão profundamente incarnado num indivíduo.
Disporia Rasputine de uma das chaves mais seguras para compreender a Rússia?
Sinais de uso na capa. Picos de acidez no exterior de algumas páginas.