Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
No caso do Cineclube do Porto, 75 anos de relevantes serviços à Cultura e ao Cinema, à cidade e ao país, tornou-se imperioso fugir da cronologia oficial e dar a palavra aos antigos associados e, deste modo, trazer à superfície as suas vivências, histórias na primeira pessoa do singular sentidas numa instituição onde dantes coexistiam todas as sensibilidades políticas contra o Fascismo, a PIDE, a Censura e outras formas de cerceamento da Liberdade.
E assim, em nome da história do Cineclube do Porto, que ainda está por fazer, quisemos descrever episódios praticamente desconhecidos do muito que falta escrever para memória futura. Também existem testemunhos pessoais, porque o lado afectivo foi muito importante em muitos sócios que se sentiram traídos pelas movimentações partidárias que o quiseram integrar na frente cultural dos seus movimentos políticos, atitude com que se liquidou a unidade antifascista existente até ao 25 de Abril.
Conforme se referiu anteriormente, o livro inclui textos de diferentes autores e abrange uma grande pluralidade de opiniões. Não quisemos fechar as portas a ninguém e todos os testemunhos são fundamentais para ajudar a compreender a vida e obra de uma casa de cultura que, em diferentes fases das nossas vidas, nos ajudou a crescer, a compreender melhor a arte de filmar e amar o Cinema.
A todos quantos quiseram associar-se a este livro, só temos a agradecer, bem como a disponibilidade e confiança depositadas.