Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Edição do autor. Sociedade Industrial Gráfica Telles da Silva. Lisboa. 1996.
De 30x21 cm. Com 347 págs. Ilustrado com 94 desenhos, plantas e fotografias a cores de sítios e peças arqueológicas. Brochado.
Contém prefácio de J. M. Bairrão Oleiro, cronologia, vasta bibliografia, índices onomástico, temático, geográfico e geral. Trabalho de investigação sobre História da arte e arqueologia na área da Antiguidade, que apresenta uma nova sistematização dos dados da Antiguidade tardia existentes em Portugal e seus testemunhos artísticos.
O autor efectua uma nova leitura dos mais importantes monumentos dos contextos romano tardio, suevo e visigótico, progressivamente conotados com as propostas vivenciais cristãs, tendo no centro desta realidade, quer numa perspectiva sintagmática, quer numa perspectiva paradigmática, os monumentos de Tróia de Setubal, onde a arte romana tardia se revela plenamente como em qualquer outro ponto do Império Romano.
Manuel Justino Pinheiro Maciel (Durrães, Barcelos 1948) doutorado em História, na especialidade de História da Arte da Antiguidade é professor desta área e de Arqueologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Dirigiu campanhas de escavação arqueológicas e publicou diversos trabalhos de investigação.