Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Este livro não é um romance, uma História ou um simples guia turístico de Roma, mas antes uma antologia de histórias, uma galeria de personagens e de acontecimentos ligados ora a uma rua, ora a um edifício ou a um monumento. O leitor encontrará crónicas e descrições, personagens e episódios que pretendem restituir a imagem global de uma cidade com dois mil e setecentos anos. É como se as próprias pedras e objectos falassem, num ininterrupto desfiar de recordações: do mito das origens da cidade, à glória do Imperio Romano, aos ambientes tenebrosos e violentos da época medieval; da falta de escrúpulos de César à tenebrosa genialidade de Caravaggio; do fascínio de Lucrécia Borgia, "a mulher mais bela de Roma", aos cenários oníricos da Cinecittà e da Roma da Dolce Vita de Federico Fellini.
Diante do olhar do leitor desfilam a Roma proto-cristã com as suas impressionantes basílicas, a Roma das centenas de artistas que a habitaram e retrataram, a Roma das cortesãs que aos milhares animaram as noites repletas de peregrinos e soldados, padres e aventureiros.
«Desde há mais de dois mil e setecentos anos a Urbe continua a debruçar-se sobre as águas lamacentas do seu rio, aqui embelezada pelo fascínio melancólico das suas ruínas, acolá desfigurada pelo desleixo dos seus habitantes. Numerosas vezes violada por exércitos, destino de imigrações desordenadas, por vezes protagonista, por vezes submissa, capaz de conservar de cada passagem, de cada período, um vestígio e de manter, apesar de tantas dificuldades, ou quem sabe graças a elas, a sua imensa capacidade ilusionista e ‘teatral’.»
Eis um livro que fará o leitor viajar pelos recantos de uma das mais antigas e fascinantes cidades do mundo contemporâneo.
Portes CTT 1,5€