Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Esta obra tem por objectivo permitir ao conjunto dos estudantes que querem iniciar-se nas ciências sociais apreender os seus princípios básicos a partir dos comentários e da análise de uma dezena de pesquisas concretas que ilustram as principais problemáticas e que foram seleccionadas entre os nomes grandes destas disciplinas: de Max Weber a Pierre Bourdieu, passando por Marcel Mauss, Erving Goffman, etc.
O autor privilegia a compreensão indutiva mais do que a exposição sistemática e abstracta das escolas de pensamento e das teorias. Pretende propôr ao estudante a descoberta das chaves da abordagem dos fenómenos sociais e a aquisição de uma verdadeira metodologia para pensar o social.
Cada capítulo apresenta com rigor um princípio fundamental exposto a partir das pesquisas concretas em que os melhores especialistas tentaram elucidar certos aspectos da vida colectiva. Permite, desse modo, ao leitor responder às seguintes questões: como é que o investigador aborda o problema? a que dispositivo de pesquisa recorre? como é que a sua pesquisa se desenvolve? a que resultados chega?
Não se tratando nem de um manual, nem de uma recolha de textos, esta obra permite entrar simultaneamente no âmago da pesquisa e «reviver» a experiência da descoberta do nosso universo social. As principais noções são expostas no seus processos de aplicação e não como conceitos abstractos. Um glossário recapitula no final da obra os principais conceitos.
Principalmente destinada aos estudantes do primeiro nível de graduação, esta obra escrita num estilo claro e acessível pode ser também lida por todos aqueles que desejam poder descobrir por si-mesmos as ciências sociais.