Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
A investigação científica sobre a teoria geral da estratégia tem sido rara em Portugal. Por isso, existem poucas obras sobre este tema. A maior parte delas são estudos fragmentários e sectoriais, sem uma validade teórica geral, o que obriga os estudantes, os decisores e os executantes da estratégia a recorrer a autores estrangeiros, sobretudo dos EUA e do Reino Unido.
Esta obra procura contribuir para reduzir esta carência nacional. Para isso, estuda o conceito de estratégia como processo, caracteriza os elementos essenciais deste processo e debate as características básicas da interacção estratégica.
Os conceitos apresentados são determinantes para a adequada estruturação e desenvolvimento dos processos estratégicos no Estado e nas empresas.
"..é aprofundada a análise sobre os conceitos de segurança nacional e de defesa nacional, de forma a definir-lhes o conteúdo e as funções no contexto da estratégia como processo…
….pormenoriza a análise à modalidade de acção (identifica as questões a resolver, relativas à preparação e ao emprego do poder nacional) , aos factores de decisão (apresenta os elementos que dão corpo às questões que podem surgir na formulação e na operacionalização de uma modalidade de acção ), aos níveis de decisão (explica como desmultiplicam entre si a função englobante do decisor de topo, dando origem às funções englobadas das autoridades responsável, subordinadas e laterais e execução e às provas da estratégia.