Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
(tradução automática da contracapa)
"Situa-se no cruzamento entre os estudos literários e a biologia, e tem muito a oferecer aos estudantes de ambas as disciplinas." - Nature
"Um trabalho envolvente e provocador de especulação literária." - San Francisco Chronicle
O que nos podem dizer os elefantes-marinhos sobre a Ilíada de Homero? O que é que os gorilas iluminam nas obras de Shakespeare? O que é que os morcegos-vampiros têm a ver com John Steinbeck?
Segundo o psicólogo evolucionista David Barash e a sua filha Nanelle, as respostas encontram-se na palavra mais importante da biologia: evolução. Tal como todos os animais, desde ácaros a macacos, o nosso comportamento diário foi moldado por milhões de anos de seleção natural. As formas como nos apaixonamos e desapaixonamos, competimos contra os nossos inimigos e discutimos com as nossas famílias têm as suas raízes em imperativos biológicos que partilhamos não só com outros primatas, mas com uma variedade espantosa de outras criaturas.
Por isso, não deve ser surpresa saber que as forças naturais que impulsionam os animais em geral e o Homo sapiens em particular são claramente visíveis nas criaturas da literatura. Vistos através da lente da biologia evolutiva, as queixas de Holden Caulfield, a raiva trágica de Otelo e as escandalosas indiscrições da própria Madame Bovary fazem um tipo de sentido novo e excitante. Tão divertido e informativo como uma boa história, Madame Bovary's Ovaries é simultaneamente uma introdução acessível a uma área excitante da ciência e um olhar provocadoramente lateral sobre a nossa querida herança literária que lhe dará "toda uma nova maneira de ler os clássicos".
em muito bom estado