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O livro de culto dos gestores de todo o mundo.
Antes de ler este livro, encha um frasco com feijões e conte-os. A seguir junte um grupo heterogéneo de amigos e peça que adivinhem o número correcto de feijões. Aponte os palpites. Chegará então a duas conclusões: todos os seus amigos se enganaram e o palpite mais correcto é a média de todos os palpites individuais.
Bem-vindo ao fascinante universo de A Sabedoria das Multidões, o livro de culto de Silicon Valley que se tornou num best-seller da BusinessWeek. James Surowiecki - responsável pela página de economia da New Yorker - descobriu que os grupos revelam quase sempre uma inteligência superior à dos peritos. Nas circunstâncias certas, são melhores a resolver problemas, a tomar decisões ou mesmo a prever o futuro. Lembram-se do concurso Quem Quer Ser Milionário? As respostas certas nunca eram do amigo especialista, mas sim do público em estúdio. Recordam-se da explosão do Columbia? Muito antes da NASA, os corretores da bolsa descobriram qual das companhias envolvidas na construção do space shutlle tinha falhado.
Surowiecki, talvez o mais importante pensador contemporâneo da Web 2.0, defende a sua tese apoiado no comportamento dos mercados, na psicologia, na biologia e até na história militar. Explica como e quando as multidões erram e como e quando acertam em cheio. E oferece uma ferramenta de valor incalculável para empresas, governantes ou para nós mesmos.