Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
O historiador Sima Qian contou uma história que pretendia ilustrar o carácter de Sun Tzu. Antes de contratar Sun Tzu para comandar as tropas o rei de Wu, teria proposto ao general um teste. Confiou-lhe um harém de 180 concubinas que ele deveria comandar e treinar para servirem como soldados. Sun Tzu dividiu esse harém em duas companhias e escolheu as duas concubinas preferidas do rei para comandarem cada uma a sua companhia.
Quando lhes deu uma ordem elas riram. Sun Tzu então explicou que era responsabilidade de um general assegurar-se de que os soldados entendiam as ordens que eram dadas. Repetiu, então, a ordem e as concubinas voltaram a rir-se. Nessa altura o general ordenou a execução das referidas concubinas ao que o rei protestou intensamente.
O esclarecimento que deu ao rei fundamentou-se nos factos de que tinha dado uma ordem que os soldados tinham entendido, mas a que não tinham obedecido, devido à culpa dos seus comandantes nomeados.
Disse ainda que entendia que a responsabilidade de um general era cumprir as missões que lhe eram dadas, mesmo em face da oposição do rei. Depois da execução das referidas concubinas todo o funcionamento das duas companhias se tornou impecável. Esta era uma lógica e uma atitude de alto valor no contexto dessa geografia e tempo.