Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
Numa altura em que a "cidade santa" de Jerusalém está perante a possibilidade de ali ver construído um muro que separará as comunidades judaica e muçulmana, é oportuna a leitura deste livro de Karen Armstrong, ex-freira católica, jornalista e professora do estudo das religiões. Depois do sucesso atingido com o livro "Uma História de Deus", neste "Jerusalém - uma cidade, três religiões" a autora tenta perceber porque é que judeus, cristãos e muçulmanos consideram Jerusalém como "cidade santa".
A história da cidade sempre foi atribulada, todos a reinvindicam como sua, mas é difícil saber quem lá viveu primeiro, sobretudo porque as suas origens continuam a ser para nós ainda bastante obscuras. Mas Jerusalém terá um papel fulcral na sobrevivência do pluralismo religioso. Até porque, como refere Armstrong, "as sociedades que mais lá perduraram foram, em geral, as que estavam preparadas para uma forma qualquer de tolerância e coexistência e esta, mais do que uma luta estéril e mortífera pela soberania, é que deve ser a maneira de celebrar hoje a santidade de Jerusalém."
" É a minuciosa história, muitas vezes milenar, desta cidade prodigiosa e bela de cortar a respiração, com os seus emblemáticos edifícios de pedra calcárea, que a autora (uma escrupulosa historiadora inglesa e ex-freira ...) nos conta num livro referencial, abundantemente ilustrado com mapas e fotos.
L.A.M., Visão