Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Em O Crepúsculo da Democracia, Anne Applebaum argumenta que os sistemas políticos baseados em crenças radicalmente simples são mais cativantes, em especial quando recompensam e beneficiam os verdadeiros crentes, os soldados leais e os amigos e familiares do líder - e mais ninguém. Nenhum déspota governa sozinho: precisa de aliados, burocratas e personalidades públicas que o apoiem e preparem o terreno para a sua ascensão ao poder. Applebaum analisa como os novos adeptos do iliberalismo se organizam e mobilizam e demonstra como as teorias da conspiração, a polarização da opinião pública, as redes sociais e a nostalgia por um passado idealizado são usadas como armas para transformar as sociedades em que vivem.
Tomando como exemplo casos históricos, do Estalinismo à Alemanha Nazi, e atuais, de Boris Johnson ao desmantelar do Estado de direito na Polónia, passando pela Espanha e pelo Brasil, a historiadora revela como o sonho da democracia se esboroou nos últimos 30 anos, colocando amigos de longa data em trincheiras opostas, asfixiando o debate público e beneficiando aqueles que defendem uma mensagem divisória, repressiva e autoritária.
O Crepúsculo da Democracia é uma análise brilhante de uma transformação política e social que está a deformar as nossas sociedades e permite entrever e mapear o caminho para recuperarmos os nossos valores democráticos.
Críticas
«Anne Applebaum é uma historiadora renomada da história do comunismo e comentadora atenta da política contemporânea. Neste livro, faz alvo à grande questão, aquela que mais a tem absorvido, quer na Europa, quer nos Estados Unidos: Como é que as nossas democracias se tresmalharam? Este livro extraordinário, escrito com sentido de urgência, inteligência e profunda compreensão, é a sua resposta.»
Timothy Snyder
«Amizades destruídas. Ideais traídos. Alianças quebradas. No seu livro mais recente – e mais pessoal –, uma grande historiadora explica porque é que tantos dos que se bateram pela democracia ou passaram grande parte das suas vidas a enaltecer os seus ideais agora sucumbem a mentirosos, rufias e aldrabões. Análise, reportagem, livro de memórias, O Crepúsculo da Democracia expõe sem medos a história vergonhosa de uma geração política que se vendeu.»
David Frum
Críticas de imprensa
«Memória, reportagem e história em partes iguais, este relato inquietante das raízes e modos do autoritarismo moderno, pela mão de uma das suas observadoras mais respeitadas, pretende ser um alerta para todos. Importantíssimo pelo seu ataque musculado e oposicionista à nova direita, de uma conservadora vinda do seu seio, e pela advertência bem-fundamentada que encerra. A perspetiva da autora é especialmente bem-vinda por se tratar de uma pensadora metódica e uma observadora sagaz e não um comentador badalado ou um político. Uma abordagem conhecedora, racional e necessariamente sombria a estas sombrias realidades.»
Kirkus Reviews