Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Um belíssimo álbum dedicado à obra do artista plástico português, de ascendência grega, Nikias Skapinakis, da autoria do especialista em Teoria e História da Arte, Bernardo Pinto de Almeida, actual administrador da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea - Colecção Berardo.
Nikias Skapinakis, de ascendência grega, nasceu em Lisboa em 1931.
Frequentou o curso de arquitectura, que abandonou para se dedicar à pintura, actividade que manteve regularmente até ao presente. Começou por expor em 1948, nas Exposições Gerais de Artes Plásticas, e, desde então, realizou diversas exposições individuais e participou em numerosas colectivas em Portugal e no estrangeiro.
Além da pintura a óleo, como actividade dominante, dedicou-se à litografia, à serigrafia e à ilustração de livros.
É autor de um dos painéis do Café "A Brasileira do Chiado" (1971) e participou na execução do painel comemorativo do 10 de Junho de 1974.
Em 1985, o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian mostrou uma exposição antológica da sua pintura, completada com uma retrospectiva da obra gráfica e guaches na Sociedade Nacional de Belas-Artes.
Em 1990 foi-lhe atribuído o prémio da crítica A.I.C.A.-S.E.C..
Em 1993 apresentou no Palácio Galveias (CML) uma antologia de desenhos realizados a partir de 1985.
Em 1996, o Museu de Arte Contemporânea do Chiado realizou uma retrospectiva de retratos (1955-74).
Em 2000, o Museu de Arte Moderna da Fundação de Serralves apresentou a exposição antológica "Prospectiva", que reuniu pintura e desenho entre 1966 e 2000.