Enterrem-me na Vertical Dr. Cabaninhas – Uma vida pela liberdade

Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!

Enterrem-me na Vertical Dr. Cabaninhas – Uma vida pela liberdade
Autor(a)
Clara Macedo Cabral
Editora
Editorial Caminho
Género Literário
Autores Portugueses
Biografia
Outro
Sinopse

Enterrem-me na Vertical conta-nos uma história ainda pouco explorada e desenvolvida: o lado familiar de quem se envolveu na luta contra o antigo regime. A autora, neta do biografado, parte em busca desse passado doloroso e silenciado.

A narrativa é intersectada pelas vozes das tias que partilham com ela recordações, ao mesmo tempo que reflectem nas consequências das opções políticas do pai, longos anos perseguido e preso político. O livro dá-nos a conhecer a figura de José Alberto Rodrigues, advogado de renome no Norte de Portugal.

Nascido em 1905, na Terra Fria Transmontana, a sua visão do mundo será moldada pelas práticas comunitárias da sua aldeia, Cabanas; refúgio seguro das perseguições da polícia política e responsável pelo nome por que ficará conhecido: Dr. Cabaninhas.

Ao longo da escolaridade, absorve o ideário republicano. E na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa participa no golpe do Reviralho de Fevereiro de 1927 ao Rato. No início da sua carreira enquanto conservador do registo civil de Terras de Bouro conhece Emília, chefe de estação dos CTT, mãe das suas três filhas, com quem viverá o seu mais duradouro amor.

Em novembro de 1933 é preso, deportado, torturado e julgado no Forte de São João Baptista em Angra do Heroísmo, na sequência de outro golpe reviralhista. Libertado com sequelas físicas, vê-se expulso da função pública. Conserva-se nos anos seguintes e durante a Guerra Civil espanhola no exílio em Espanha e na raia, onde beneficia da solidariedade da população galaico-portuguesa.

Participa no Movimento do MUD onde fez parte da Comissão Central, da campanha de candidatura do General Norton de Matos às presidenciais, e da Comissão Central do MND. Em 1958 tem papel de peso na campanha do general Humberto Delgado, acompanhando-o em toda a jornada pelo Norte. É duas vezes candidato a deputado pelas listas da oposição. Morre em 1979, depois de testemunhar com alegria o 25 de Abril.

Seria muito lembrado pela sua ação em favor dos humildes, a quem defendia frequentemente de borla, com firmeza e coragem, servido de excelentes qualidades de orador e inteligência.

Idioma
Português
Preço
19.50€
Estado do livro
Novo
Novidade
Portes Incluídos
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a

Diana.Farinha

Tempo de resposta: Até 12 horas

Métodos de pagamento: Mbway e Transferência Bancária