Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
Quando naquela manhã chuvosa de Dezembro de 1905, Luís Bernardo é chamado por El-rei D. Carlos a Vila Viçosa, não imaginava o que o futuro lhe reservava. Não sabia que teria de trocar a sua vida despreocupada na sociedade cosmopolita de Lisboa por uma missão tão patriótica quanto arriscada na distante ilha de S. Tomé. Não esperava que o cargo de governador e a defesa da dignidade dos trabalhadores das roças o lançassem numa rede de conflitos e interesses com a metrópole. E não contava que a descoberta do amor lhe viesse mudar a vida.
Equador é um retrato brilhante da sociedade portuguesa nos últimos dias da Monarquia que traça um paralelo entre os serões mundanos da capital e o ambiente duro e retrógrado das colónias.
Opinião de Leitores:
Fantástico!!!
Diana E. Santo
Nunca pensei que 520 páginas pudessem conter um história interessante da primeira à última palavra. Escrita exímia. Personagens cativantes, cenário envolvente e enredo viciante. Por dias senti-me íntima do Luís Bernardo, e por dias senti o calor de São Tomé e Príncipe como se lá estivesse. Dos melhores romances portugueses de sempre. Dos meus livros favoritos de sempre. Muito muito muito bom.
Excelente romance
Rúben Roque
Um excelente retrato de época. Retrata São Tomé de forma ímpar. Difícil é parar de ler. Surpreende do princípio ao fim. Dos melhores romances que já li.
Caiu-me o queixo
Márcia Pereira
Eu nunca pensei dizer isto sobre Miguel Sousa Tavares, porque não é alguém que eu goste particularmente como comentador. Mas o seu livro supreendeu-me de uma forma muito própria. Um escrita leve e cativante, uma história com um enredo brilhante e muito inteligente. Não consegui descansar até chegar ao fim. Tiro o chapéu ao autor. Aconselho vivamente.
Trio tropical
Carla Ramires
Um romance original e muito envolvente. Retrata a sociedade portuguesa num período de decadência da monarquia tendo como cenário a antiga colonia de S. Tome e Príncipe numa narrativa fluida e muito expressiva
O destino
Sérgio Pinto
Uma obra sobre decisões, e o impacto que elas podem ter no destino das pessoas. A história que nos apresenta o autor, trata de outro Portugal, de outra realidade, de conflitos de interesses de luta contra poderes e hábitos instalados. É como diz o autor no início do livro ´´ Depois das coisas acontecerem, é muito tentador imaginar como as coisas aconteceriam se se tem tomado decisões diferentes das tomadas ´´.
Equador
Maria Ferreira
Ler este romance é fazer uma viagem com o seu protagonista, que acompanhamos no seu conhecimento da vida em São Tomé e Príncipe, tendo como mapas a sua sensibilidade e a sua razão.
Brilhante
António Carlos
Uma história brilhante, complexa e que evidencia que as personagens são muito menos diretas do que se pensa. Adorei também a escrita, uma verdadeira lufada de ar fresco
Estado do Livro: Novo
Titulo: Equador
Autor: Miguel Sousa Tavares
Edição: Oficina do Livro - Sociedade Editorial, Lda
Dimensões: 23 x 15 cm
Peso: 0,900 Kg
Páginas: 527